Pages

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Água é vida e sem ela não há vida



Essa semana durante uma avaliação em sala de aula, uma das colegas comentou sobre a tão polemizada história de se privatizar a água e comentou: "se pagando as pessoas ainda desperdiçam, imaginem se fosse de graça?". Mas ao olharmos essa foto é praticamente impossível não nos sensibilizarmos com a situação. Enquanto uns gastam de forma inconsciente, outros sofrem por não ter água para beber e se sujeitam as condições precárias. A situação da água do planeta é crítica e temos que usá-la de forma que não desperdicemos. Para isso temos que fazer nossa parte, daí segue mais algumas dicas bem legais do consumo consciente do nosso mais precioso tesouro. Além de economizar água, salvar o planeta você ainda economiza em sua conta de luz.
  • Ao tomar banho: um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água. Banhos curtos economizam água e energia elétrica.
  • Ao escovar os dentes: com a torneira aberta, o gasto é de até 25 litros. Primeiro escove e depois abra a torneira para encher um copo com a quantidade necessária para o enxágüe.
  • Ao apertar a descarga: uma válvula de privada no Brasil chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto. Por isso aperte apenas o tempo necessário.
  • Ao usar as torneiras: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto e se estiver pingando são 46 litros por dia.
  • Ao lavar louças: lavar as louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo acaba desperdiçando até 105 litros. O certo é primeiro escovar e ensaboar e depois enxaguar tudo de uma só vez.
  • Ao lavar calçadas: muitas pessoas utilizam a mangueira como vassoura, desperdiçando água tratada na lavagem das calçadas. Use a vassoura e quando necessário um balde ao invés de deixar a mangueira aberta o tempo todo.
  • Ao lavar roupas: apenas use a máquina de lavar quando estiver bem cheia.
  • Ao lavar o automóvel: gasto médio de 560 litros em 30 minutos. Lavar apenas quando for realmente preciso, usando um balde em vez de mangueira, e economiza será de 520 litros.
  • Ao molhar plantas: primeiro, consulte a meteorologia para ver se vai chover! Regar somente o necessário usando um esguicho tipo "revólver", que libera a água só quando adicionado. Armazena a água da chuva para molhar suas plantas.
A poluição e o mau uso de mananciais ampliam a escassez hídrica e fazem do acesso á água potável um foco de tensão em diversas partes do globo. Sabemos que o grosso do que é usado pelo homem é apenas uma parte em 10 mil de toda a água do planeta. Estima-se que a principal disputa no planeta nos próximos 50 anos não será por petróleo, ouro ou carvão – mas por água. O alerta consta do relatório divulgado pela ONU no Dia Mundial da Água.
Poluição e desperdício reduzem a água disponível no Brasil. O país é rico em disponibilidade de água, com 12% do total do mundo, mas a distribuição no território é muito desigual. Em razão de uma rede de distribuição obsoleta, avariada e insuficiente para atender a população, 40% de toda a água encanada se perde. Além disso, mais da metade dos municípios brasileiros ainda não têm rede de esgoto, o que reduz a água potável disponível para o consumo.

0 comentários:

Postar um comentário